Compartilhe
Livro

Crises Financeiras. Brasil e mundo (1929-2023), de Roberto Teixera da Costa

Lançado em outubro de 2023, o livro traz uma leitura histórica transversal das crises financeiras que impactaram a construção do mundo contemporâneo. Crash da Bolsa de Nova York, 1929. Crash das bolsas brasileiras, 1971. A bolha imobiliária de 2008. A quebra das Lojas Americanas, 2023. Nenhuma dessas crises financeiras ocorreu por acaso. Neste livro, o primeiro presidente da CVM, Roberto Teixeira da Costa, e Fabio Pahim Jr. narram a história das grandes bolhas e traz lições valiosas sobre a dinâmica e evolução do mercado de capitais.

00:00:00 Dolores Montoya – FEA/USP 
00:02:59 Alexandre Saes – BBM – FEA/USP
00:15:09 Fábio Frezatti – FEA/USP 
00:31:47 Marislei Nishijima – IRI/USP 
00:39:24 Simão Silber – FEA/USP 
00:54:47 Roberto Teixeira da Costa
Pós Graduação

FLC5379 – História de Empresas: Enfoques Teóricos e Estudo de Casos

Docentes
  • Prof. Jacques Marcovitch (Universidade de São Paulo)
  • Prof. Alexandre Saes (Universidade de São Paulo)
  • Prof. Armando Dalla Costa (Universidade Federal do Paraná)
  • Dra. Caroline Gonçalves (Universidade de São Paulo)
Objetivos

A disciplina “História de Empresas: enfoques teóricos e estudos de caso” pretende oferecer um panorama sobre diferentes correntes teóricas e historiográficas sobre história de empresas nos debates realizados nos Estados Unidos e Europa. Tanto a ”historia empresarial” como a business history resgatam e colocam no centro as empresas e empresários de uma perspectiva histórica, incluindo problemáticas como a natureza do empresariado, os estudos de ramos e atividades econômicas, os aspectos tecnológicos, econômicos, culturais e políticos vinculados às características e a evolução das empresas. Essas linhas de análises surgiram em contraposição as vertentes econômicas mais importantes do século XX: a economia neoclássica, que ao priorizar as análises do mercado em detrimento da esfera da produção, considerou a empresa como uma espécie de “caixa preta”, cuja única função foi de minimizar os custos ou maximizar os benefícios do processo produtivo. No caso da economia keynesiana, os comportamentos dos diferentes agentes não se tomaram de maneira individual, e somente foram compreendidos dentro da macroeconomia.

Tanto no velho continente como na América do Norte, a área da Business History e da história empresarial se consolidaram já na segunda metade do século XX, oferecendo diferentes conceitos e metodologias para que estudos sobre empresas pudessem se desenvolver. No caso de América Latina, seu desenvolvimento foi muito posterior. Todavia, desde as últimas duas décadas nos encontramos ante um avanço considerável dos estudos dessa subdisciplina em diversos países latino-americanos. O objetivo do curso é oferecer uma exposição sobre as abordagens existentes para essa problemática, e avaliando se é possível fazer uma história de empresas na América Latina se valendo dos conceitos importados das tradicionais escolas de business do mundo, ou procurando um esquema metodológico sincrético, que contemple os contextos regionais e os marcos institucionais específicos.

Justificativa

A disciplina de “História de Empresas” pretende abordar uma área bastante consolidada no exterior, mas ainda pouco explorada como uma área do conhecimento no país. Os estudos sobre a história de empresas no Brasil, apesar de realizados para casos específicos – para empresas de serviços públicos, ferrovias, indústrias, companhias de comércio etc. –, ainda carecem de uma abordagem teórica própria. Desta forma, a disciplina pretende disponibilizar uma bibliografia que reflete para as mais variadas interfaces relacionadas à história de empresas, tanto da perspectiva da história empresarial, como também da empresa como objeto social, permeada por relações político-econômicas da sociedade em que sua história se insere. A disciplina pretende, finalmente, problematizar se é possível pensar numa metodologia de história de empresas particular para a América Latina e para o Brasil.

Arquivos

Atualização para professores da rede de ensino fundamental e médio

O Projeto oferece um Curso de Atualização em Pioneirismo e Educação Empreendedora. A segunda edição acontece entre os meses de julho e novembro de 2019. O curso tem carga horária de 30 horas. Dois componentes distintos, sendo 15 horas a distância, e 15 horas presenciais. A primeira edição aconteceu no Museu da Imigração do Estado de São Paulo em 2017 e em 2019, o Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa Sebrae sediou as atividades didáticas presenciais no Palácio Campos Elíseos em São Paulo.


Fórum Educação Empreendedora frente às Crises 2020

No dia 19 de agosto de 2020, quarta-feira, das 15h00 às 16h30, será realizado por zoom o Fórum Educação Empreendedora frente às Crises 2020. 

Trata-se de espaço de discussão para compartilhar boas práticas de educação empreendedora no enfrentamento das crises de 2020. Na ocasião, após discussão do contexto atual, serão apresentadas metodologias, resultados e impactos decorrentes de iniciativas recentes. 

A discussão e apresentações serão seguidas por perguntas e respostas dos participantes.


Pioneirismo e Educação Empreendedora: Projetos e Iniciativas

Pioneirismo e Educação Empreendedora

Esta coletânea é uma lição de interdisciplinaridade a serviço da pedagogia empreendedora. Nela se ressaltam projetos, em seus arcabouços acadêmicos, oferecendo uma narrativa cujos protagonistas são professores e alunos, juntos e misturados, dentro de escolas e universidades, a construírem episódios de uma história maior, a do futuro que todos queremos. Um futuro onde encontramos o estímulo do pensamento crítico e a pró-atividade no processo de aprendizagem. Os projetos foram desenvolvidos no âmbito do curso “Pioneirismo e Educação Empreendedora” da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). As propostas que a obra mostra nasceram do mesmo universo de ideias que estão movendo, em toda parte, a missão educativa – a aquisição de conhecimentos transmitidos a novas gerações, “e assim por diante, na eterna tessitura do futuro”.

Disponível para download no Portal de Livros Abertos da USP