Compartilhe

Imagem: Operários no porto de Santos.
Acervo Cinemateca Brasileira.

O Acervo desse projeto é constituído pelo resultado dos esforços de pesquisa, parcerias de conteúdo com centros de memória, acervos institucionais.

Iconografia dos personagens

Visite os acervos iconográficos organizados por personagens retratados no projeto.

Filme – O Brasil no tempo dos pioneiros

Esse filme foi montado a partir do acervo da Cinemateca Brasileira. Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro. Em dezessete minutos, é possível ver imagens históricas de lojas das Casas Pernambucanas no início do séc XX.

A tecelagem de Bernardo Mascarenhas, ambos filmes mudos. Um trecho de um documentário sobre a Escola de Luiz de Queiroz, dá uma idéia da tecnologia da época. Imagens das indústrias Matarazzo, sacarias, enlatados e cenas do cotidiano na cidade de São Paulo, das máquinas e das chaminés.

Um filme que retrata o cortejo e o enterro do comendador Nami Jafet , dá uma idéia da dimensão do seu carisma. Na sequência, as iagens nos levam ao sertão brasileiro, no estado de Alagoas que acomodou a instalação da primeira usina hidroelétrica a aproveitar a força do rio São Francisco, pelo visonário Delmiro Gouveia.

Um filme oficial retratando um encontro de Guilherme Guinle com o presidente Getúlio Vargas, nos transporta para o mundo do grande capital, e dá a dimensão do que era o prestígio acumulado por um personagem como Guinle, e a pujança do comércio em cenas do cotidiano do porto de Santos.

Horacio Lafer, durante o período que serviu como ministro das relações exteriores, vivia o cotidiano de palácio, retratado no vídeo. Leon Feffer era uma figura querida e influente na comunidade judaica, a qual pertencia. Realizou grandes projetos em nome da coletividade, e serviu como consul honorário de Israel em são paulo por quatro décadas.

O filme nos leva enfim, até a figura de Samuel Benchimol, professor universitário e profundo conhecedor da realidade amazônica, em discurso na Academia Amazonense de Letras.

Esse video é uma compilação de materiais do acervo da Cinemateca Brasileira, produzido sob a coordenação da professora Maria Dora Genis Mourão.

Índice de assuntos

Categorização de temas que relacionam as vidas, as realizações e os fatos históricos que conectam os personagens da saga do desenvolvimento.