5G e satélites na fronteira da tecnologia

Como será o impacto das tecnologias de comunicação de quinta geração no Brasil? Qual cenário os empreendedores pioneiros do Século XXI vão enfrentar?

O que esperar da quinta geração da telefonia móvel?

A quinta geração da telefonia móvel, chamada de 5G, é um novo padrão de comunicação em banda larga sem fio que vai aumentar significativamente a capacidade dos nossos dispositivos, e a velocidade e recursos em comparação a atual tecnologia LTE-4G, assim que entrar em operação.

As redes 5G, trarão impactos expressivos nas possibilidade de novas invenções e aplicações de ideias antigas. Termos como robôs,  jogos imersivos, cirurgia remota, direção autônoma, vídeos de ultra definição, automatização de processos industriais, já fazem parte das nossas conversas sobre futuro, e cada vez mais, serão frequentes no nosso dia a dia após a entrada em operação do novo padrão.

Além dos impactantes avanços tecnológicos que o novo padrão de redes de quinta geração quais serão as novas  possibilidades de mercado que se abrem no Brasil e no mundo. Como será. Qual cenário os empreendedores pioneiros do Século XXI vão enfrentar em termos de conectividade e novas tecnologias?

Satélites

Finalmente será examinada a importância dos satélites na introdução da tecnologia 5G e de outros dispositivos interconectados. Para atender a todas localidades,  a infraestrutura terrestre, exige o uso dos satélites e o Brasil “submeteu à UIT o pedido de seis redes de satélites, com banda Ka e Q e V a serem licitados” de acordo com o superintendente de outorgas Vitor Menezes, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Participe desta jornada!

Convidado especial, Engenheiro Bruno Ramos

Engenheiro Bruno Ramos

Bruno Ramos é Chefe do Escritório Regional da União Internacional de Telecomunicações (UIT)* para a região das Américas. Graduado em Engenharia de Eletricidade pela Escola Politécnica da USP, é mestre em Engenharia Eletrônica e especialista em Regulação de Telecomunicações pela Universidade de Brasília (UnB).

Foi superintendente de Serviços Privados da Anatel, trabalhou antes na desestatização do setor de telecomunicações, como engenheiro de planejamento de serviços móveis na Telecomunicações de São Paulo (Telesp) e na Telebrás.

* A União Internacional de Telecomunicações (UIT) é a Agência do Sistema das Nações Unidas dedicada à temas relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Diferentemente dos demais escritórios das Nações Unidas no Brasil, o Escritório Regional da UIT atende a todos os Estados-Membros na região das Américas.

Realização

Esta é uma programação especial complementar à exposição Pioneiros e Empreendedores – A saga do desenvolvimento no Brasil. Visitação aberta no Palácio dos Campos Elíseos até 01 de dezembro.
De terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h00

Programe sua visita

 

Data

17 outubro 2019, quinta-feira

Tempo

14:00 - 16:00

Mais Informações

Inscreva-se Já!
Palácio dos Campos Elíseos

Localização

Palácio dos Campos Elíseos
Av. Rio Branco, 1269, São Paulo, SP
Inscreva-se Já!