Compartilhe

Fortaleza

Espaço Cultural Unifor
Período
15 de fevereiro a 15 de julho de 2012
Público
75 mil visitantes
Ação educativa
Aproximadamente 40 mil alunos provenientes de 986 instituições participaram das visitas orientadas por 13 educadores, coordenados por um especialista em ações educativas.
Atendimentos
Escolas públicas: 31.201
escolas particulares: 8.662

Recife

Museu do Estado de Pernambuco
Período
10 de setembro a 27 de outubro de 2013
Público
4.5 mil visitantes
Ação educativa
103 escolas participaram das visitas orientadas por 12 educadores, formados por um especialista em ações educativas e apoiados por um coordenador local, em formação continuada.

Manaus

Centro Cultural Palácio da Justiça
Período
6 de junho a 4 de agosto de 2013
Público
6 mil visitantes
Ação educativa
123 escolas participaram das visitas orientadas por 12 educadores, formados por um especialista em ações educativas e apoiados por um coordenador local, em formação continuada.

Rio de Janeiro

Publicações

O Brasil Reencontra os Pioneiros. Textos e Contextos Regionais

O Brasil Reencontra os Pioneiros: Textos e Contextos Regionais

Este livro apresenta a itinerância do projeto Pioneiros e Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil, com o objetivo de desvelar os estimulantes encontros com instituições, profissionais e públicos diversificados em três estados brasileiros – Ceará, Amazonas e Pernambuco – e sua reciprocidades com as respectivas paisagens culturais, que evidenciam características distintas no que se refere aos enfrentamentos econômicos e sociais. O livro está organizado em dois segmentos, que compreendem a qualificação da regionalidade do empreendedorismo pioneiro no país de acordo com diferentes estudos realizados sobre esta temática, e os textos que explicam aspectos das mudanças e adaptações museográficas que foram adotadas nos diferentes locais da exposição. 

Disponível na Livraria Edusp

Os caminhos do processo de musealização

O livro Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil – Os caminhos do processo de musealização apresenta as rotas percorridas para a realização do Projeto Museológico que trata da preservação da memória dos empreendedores brasileiros que foram pioneiros e deixaram considerável herança no que tange ao desenvolvimento do país. Esse Projeto partiu das pesquisas coordenadas por Jacques Marcovitch que resulta dos marcos referenciais da história do Brasil e, em especial, aproximá-los da sociedade contemporânea.

Consulte disponibilidade pelo formulário de contato