O que ensina o afroempreendedorismo?

 “A população negra é o grupo que mais abre novos negócios no Brasil, mas é aquele que menos fatura. De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor de 2017, pesquisa realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), negros correspondem a 51% dos empresários do país, porém, formam apenas 1% daqueles que ganham de R$ 60 mil a R$ 360 mil e totalizam 60% dos empreendedores que não lucram nada. Para mulheres negras, no entanto, manter empresas de pé pode ser uma tarefa especialmente desafiadora.”

Época Negócios, Novembro 2018

Jornada
O que ensina o afroempreendedorismo?

Data: 4ª. feira 16 de outubro de 2019 das 13h30 as 17h00
Vagas limitadas, Inscreva-se agora 

#encontreOsPioneiros

Programação

  • 13h30 – Recepção dos participantes
  • 14h – Abertura:
    • José Vicente (Reitor Faculdade Zumbi dos Palmares)
    • Marcelo Knobel (Reitor Unicamp)
    • Newton Frateschi (Diretor Executivo Inova Unicamp)
  •  14h20 – Palestra Reafro
    • Com Odair Marques da Silva (Núcleo de Informática Aplicada à Educação: NIED – Unicamp)
  •  14h40 – Afroempreendedores e Liderança nas empresas
    Quais fatores despertaram seu espírito empreendedor? Como se deu a concepção do projeto empresarial? Quais são os principais marcos da trajetória da sua empresa? Quais foram as principais adversidades surgidas e superadas? Quais foram os obstáculos enfrentados no âmbito familiar? Como foram superados? Quais são as lições apreendidas para a construção do futuro? Com referência a juventude, quais são as habilidades, atitudes e comportamentos determinantes para a concepção e realização exitosa de um projeto empresarial?

    • Convidados
      • Graciane Martins (fundadora da Taxifly) e
      • Leonardo Gross (fundador da DigitalHealth Works)
    • Moderadora
      • Vanessa Sensato (Diretora de Relações Institucionais – Inova Unicamp)
  •  15h40 – Educação Empreendedora
    Quais são as características pedagógicas que promovem o empreendedorismo nas novas gerações? Como levar práticas de empreendedorismo à sala de aula? Como desenvolver práticas de cultura empreendedora na escola que conduzam a um projeto de vida significativa? Quais são as possibilidades de trabalho com a pedagogia empreendedora, por meio da criação de um projeto empreendedor? Quais são as lições aprendidas na sua prática de educação empreendedora? Quais são as habilidades, atitudes e comportamentos determinantes para a concepção e realização exitosa de um projeto empresarial?

    • Com
      • Paulo Lemos (Facamp), 
      • Raoni Cusma de Paula (Faculdade Zumbi dos Palmares) e 
      • Ana Minuto (Coach para desenvolvimento humano)
    • Moderador
      • Prof. Newton Frateschi (Diretor Executivo Inova Unicamp)
  •  16h40 – Encerramento

Sobre os convidados

Odair Marques da Silva – Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED – Unicamp)

Pós-graduado em Análise de Sistemas pela PUCCAMP e Mestrado em Gestão da Qualidade pela FEM/UNICAMP. Docente na Pós-graduação em Pedagogia Social e membro do GEPESAC – Grupo de Pesquisa em Educação Social – UNISAL/Campinas/SP. Participou do projeto TIME, Tecnologias e Mídias Interativas na Escola, coordenado pelo NIED. Doutorou-se na UTAD/Portugal,  em Ciências da Cultura e objeto de investigação no Museu da Língua Portuguesa.

Graciane Martins, Fundadora da Taxifly

Fundadora e CEO da TaxiFly, uma plataforma global de aviação executiva; co-fundadora de empresas ligadas às àreas de Tecnologia da Informação.  Ex-diretora e idealizadora da área mundial de “Campuseiros Apresentam” da Campus Party. É graduada em Mídias Digitais pela Metodista e possui MBA em Digital Business pela Fiap.

Leonardo Gross, Fundador da DigitalHealth Works

Empreendedor, investidor, mercadólogo, expert em healthcare innovation. Membro do Conselho Consultivo da iDDNA. É membro titular do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde CBEXs; mentor do Programa SEBRAE Startup SP e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp); co-fundador do Ecossistema VIVA Startups; co-fundador do portal de notícias em saúde digital DigitalHealth.Works; líder de comitê de inovação da Santa Casa de Vinhedo; líder de comitê das health techs do inovaBra habitat. Foi executivo sênior na área de marketing e desenvolvimento de negócios para Grupo Strattner por mais de 10 anos.

Paulo Lemos

Docente na FACAMP, autor do livro “Universidades e ecossistemas de empreendedorismo – A gestão orientada por ecossistemas e o empreendedorismo da Unicamp”. Foi coordenador de Empreendedorismo da Agência de Inovação Inova Unicamp. É professor da Coursera, maior plataforma global de educação online, e da Casa do Saber-SP.  Colaborador da Escola de Extensão e pesquisas na Unicamp. Faz parte da rede brasileira de professores especialistas em empreendedorismo do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora – Fundação Dom Cabral.  

Raoni Cusma de Paula

Especialista em design de conceito, professor de inovação e tópicos avançados na Faculdade Oswaldo Cruz, de empreendedorismo, projetos multidisciplinares em publicidade e indústria 4.0 na Faculdade Zumbi dos Palmares, idealizador e diretor da escola de negócios afroétnicos na mesma instituição. Fundador da Orolab, empresa especializada em design de conceito, sócio da Cusman, especializada em inteligência estratégica para o mercado de perfumaria e cosméticos, cocriador do Pitch ABC, o 1º processo  de pré-aceleração especializado em projetos de P&D para cosméticos, e do B2B TALK – Beer, Business, Ideas.

Ana Minuto

Formada em Sistema da Informação e MBA em Gestão de Serviços de TI ambos pela FIAP e MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Atua nas áreas de Empregabilidade, Empreendedorismo, Liderança Feminina, Diversidade. É fundadora da Ana Minuto Coaching, uma consultoria com missão de transformar e potencializar vidas e negócios de afrodescendentes. Consultora de Diversidade, madrinha de Embaixadas Geração de Valor e Mentora de Startups, Design Thinking Facilitadora da Rede Mulher Empreendedora. Autora do livro “15 Segredos da Prosperidade” e co-autora de “Quais de Mim Você Procura na Educação”.

Realização

 

Apoio

  

 

Esta é uma programação especial complementar à exposição Pioneiros e Empreendedores – A saga do desenvolvimento no Brasil. Visitação aberta no Palácio dos Campos Elíseos até 01 de dezembro.
De terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h00

Programe sua visita

 

Data

16 outubro 2019, quarta-feira

Tempo

13:30 - 17:30

Mais Informações

Inscreva-se Já!
Palácio dos Campos Elíseos

Localização

Palácio dos Campos Elíseos
Av. Rio Branco, 1269, São Paulo, SP
Inscreva-se Já!