Compartilhe

Agendamento para escolas

Telefone
[Exposição encerrada]

Horários de atendimento
[Exposição encerrada]

Sobre as visitas mediadas

As visitas mediadas à exposição têm duração de 1 hora e 30 minutos e acontecem de 3ª a 6ª feira, das 10h às 17h, para grupos de até 44 alunos.


Ação Educativa

Em sintonia com o projeto expositivo, cujo roteiro se consolida em um percurso de argumentações sobre os pioneiros e suas trajetórias, o projeto educativo foi orientado à valorização da pedagogia empreendedora e compartilhado entre coordenação museológica, curadoria, pesquisa e coordenação, com a responsabilidade de complementar e ampliar os enfoques temáticos da exposição.

A metodologia aplicada é a da visita dialogada e questionadora. Durante o percurso da visita educadores procuram instigar os estudantes com perguntas que os desafiem a buscar as respostas na exposição e propiciem reflexões sobre as ações e iniciativas dos pioneiros, criando conexões com a contemporaneidade. De maneira que, ao final da visita, cada participante do grupo tenha vivido uma experiência significativa de construção de sentidos em relação aos conceitos apresentados na exposição. Ou seja, tenham compreensão dos conceitos de empreendedorismo e pioneirismo, bem como de algumas premissas básicas do empreendedor.

As propostas e os roteiros de visita desenvolvidos pelos educadores, em parceria com a coordenação do programa educativo, são desenvolvidos de acordo com as diferentes faixas etárias dos estudantes e visitantes, utilizando jogos, desafios, contação de histórias e outros recursos, sempre buscando a vivência e a reflexão como base das visitas.

Para os grupos de ensino médio, universitários e educação de jovens e adultos, bem como das séries finais do fundamental II, são propostas oficinas ao final de cada visita, onde, após um debate acerca do que foi visto e discutido na exposição, é proposta a criação em grupos de um projeto empreendedor.

O objetivo é estimulá-los a pensar e criar, a partir das ações e biografias dos pioneiros, projetos empreendedores que possam depois ser desenvolvidos/ estruturados em sala de aula, extrapolando assim os limites da exposição e conectando os seus conteúdos ao cotidiano dos alunos. As oficinas de fechamento das visitas são um importante espaço de reflexão para os jovens, sobre sua escola, seu bairro, sua cidade e eles próprios como protagonistas das ações nesses espaços sociogeográficos.

Como apoio para o estudante o programa educativo conta com um caderno de atividades relacionadas ao conteúdo da exposição, que poderão ser exploradas pelos professores após a visita.


Conferências e encontros

Temas do ciclo de conferências aberto ao público:

  • Afroempreendedorismo
  • Mulheres à frente dos negócios
  • Pioneiros do século XXI: o Brasil na Era Digital
  • Centros de Memória Empresarial: missão e prioridades
  • Programação do Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa SEBRAE-SP

Confira a agenda e inscreva-se…

Acervo

Visite a seção de acervo para informação sobre conteúdos didáticos.