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Pesquisa


A trilogia foi publicada pelas editoras Edusp/Saraiva entre 2003 e 2007.

Projeto multidimensional de pesquisa, ensino e extensão universitária sobre empreendedorismo pioneiro no Brasil, criado e coordenado por Jacques Marcovitch. Inclui pesquisa acadêmica, exposição itinerante sobre os empreendedores estudados e cursos de atualização em pioneirismo e educação empreendedora para professores de todas as regiões do país.


O projeto começou em 2001 com uma pesquisa nacional que serviu de base para a trilogia Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil.  Escrita por Jacques Marcovitch, Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e reitor da USP entre 1997 e 2001, a obra narra as histórias de vinte e quatro empreendedores responsáveis pela fundação e desenvolvimento de alguns dos principais grupos empresariais brasileiros. 

No primeiro volume Marcovitch mostra a trajetória de empresários “paulistas”: os Prado, Nami Jafet, Francisco Matarazzo, Ramos de Azevedo, Jorge Street, Roberto Simonsen, Júlio Mesquita e Leon Feffer.

O segundo volume amplia o universo de observação ao focalizar figuras como Mauá, Luiz de Queiroz, Attilio Fontana, Valentim dos Santos Diniz, Guilherme Guinle, Lafer-Klabin, José Ermirio de Moraes e Gerdau-Johannpeter. Dos dez empreendedores estudados, apenas três atuaram no Estado de São Paulo e os demais no Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Pioneiros do Rio de Janeiro, Nordeste e Amazônia surgem no terceiro volume, que reúne as contribuições dos Lundgren, Luiz Tarquínio, Bernardo Mascarenhas, Delmiro Gouveia, Roberto Marinho, Augusto Trajano de Azevedo Antunes, Samuel Benchimol e Edson Queiroz.

O pano de fundo da obra é o cenário econômico e social brasileiro (e mundial) nos séculos XIX e XX, período em que a economia brasileira passou por rápida expansão. Nesse cenário, os empreendedores são retratados como homens apaixonados pelo que faziam, inovadores, dotados de uma grande abertura de espírito, extraordinária capacidade de trabalho e flexibilidade para mudar de rumo ou estratégia.

Além de criar empresas ou grupos empresariais bem-sucedidos, que impulsionaram o desenvolvimento do país, envolveram-se em projetos sociais ou de natureza filantrópica com a mesma energia e resiliência com que assumiram riscos e aproveitaram as oportunidades do seu tempo. Marcovitch acredita que, no Brasil atual, “uma visão de futuro inspirada nos pioneiros do empreendedorismo deve animar o esforço daqueles que buscam mudanças estruturais e soluções para os problemas mais dramáticos e ainda persistentes… “O que aconteceu é tão importante quanto o que está acontecendo e o que vai acontecer”, diz ele.

Segundo Marcovitch, “o livro se destina aos professores de cursos superiores de Administração, Economia, Engenharia de Produção e áreas afins, e aos educadores que atuam no campo da gestão. Foi pensado também para servir como fonte de inspiração para os jovens que, em número crescente, procuram esses cursos com o sonho de criar riquezas para o país.”  Serve ainda de estímulo para empreendedores atuais, ao mostrar como os pioneiros superaram dificuldades e seguiram em frente para realizar seus sonhos.

Com exceção de alguns clássicos, como a “A Industrialização de São Paulo”, de Warren Dean, “A locomotiva”, de Joseph Love e dos estudos de Roberto Simonsen, os interessados no tema do empreendedorismo no Brasil encontram apenas referências esparsas e fragmentadas.

Marcovitch atribui esse fato à crença que andou em voga em certos círculos, segundo a qual a história pode ser escrita como um processo desencarnado, sem a menção de pessoas.  Na direção oposta a essa crença, Pioneiros e Empreendedores é uma obra que fala de homens, desafios e visões que fizeram história.