Compartilhe

A Trilogia Pioneiros & Empreendedores

Pioneirismo Empresarial no Brasil reúne os três volumes da série Pioneiros & Empreendedores, acondicionados numa luva. Esta série pretende iluminar o papel desempenhado por figuras marcantes no processo de desenvolvimento do país. Nos três livros o leitor acompanha quase dois séculos de história empresarial, desde os negócios de Antonio Prado, em 1820, até os nossos dias, quando ganham magnitude global empreendimentos outrora capitaneados por vários dos personagens aqui revividos. A série destaca as trajetórias de Nami Jafet, Família Prado, Francisco Matarazzo, Ramos de Azevedo, Jorge Street, Roberto Simonsen, Júlio Mesquita, Leon Feffer, Irineu Evangelista de Souza, Luiz de Queiroz, Attilio Fontana, Valentim Diniz, Guilherme Guinle, Wolff Klabin, Horácio Lafer, José Ermírio de Moraes, João Gerdau, Curt Johannpeter, Herman Lundgren, Luiz Tarquínio, Bernardo Mascarenhas, Delmiro Gouveia, Roberto Marinho, Augusto Trajano de Azevedo Antunes, Samuel Benchimol e Edson Queiroz.

Com estilo elegante e profundo conhecimento do tema, o professor Jacques Marcovitch, autor da trilogia Pioneiros & Empreendedores, conduz o leitor a uma fascinante viagem pelo tempo para iluminar o papel desempenhado por essas figuras marcantes no processo de desenvolvimento do país.

O pano de fundo da obra é o cenário econômico e social brasileiro (e mundial) nos séculos XIX e XX. Nele, os empreendedores surgem como homens apaixonados pelo que faziam, inovadores, capazes de superar adversidades, dotados de uma grande abertura de espírito, extraordinária capacidade de trabalho e flexibilidade para mudar de rumo ou estratégia.

Além de criar empresas ou grupos empresariais bem-sucedidos, que impulsionaram o desenvolvimento do país, envolveram-se em projetos sociais ou de natureza filantrópica coma mesma energia e resiliência com que assumiram riscos e aproveitaram as oportunidades do seu tempo, apesar das crises e incertezas de sempre.

Disponível no portal de vendas da Edusp


Pioneirismo e Educação Empreendedora. Projetos e Iniciativas

Pioneirismo e Educação Empreendedora

Esta coletânea é uma lição de interdisciplinaridade a serviço da pedagogia empreendedora. Nela se ressaltam projetos, em seus arcabouços acadêmicos, oferecendo uma narrativa cujos protagonistas são professores e alunos, juntos e misturados, dentro de escolas e universidades, a construírem episódios de uma história maior, a do futuro que todos queremos. Um futuro onde encontramos o estímulo do pensamento crítico e a pró-atividade no processo de aprendizagem. Os projetos foram desenvolvidos no âmbito do curso “Pioneirismo e Educação Empreendedora” da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). As propostas que a obra mostra nasceram do mesmo universo de ideias que estão movendo, em toda parte, a missão educativa – a aquisição de conhecimentos transmitidos a novas gerações, “e assim por diante, na eterna tessitura do futuro”.

Disponível para download no Portal de Livros Abertos da USP


O Brasil Reencontra os Pioneiros. Textos e Contextos Regionais

O Brasil Reencontra os Pioneiros: Textos e Contextos Regionais

Este livro apresenta a itinerância do projeto Pioneiros e Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil, com o objetivo de desvelar os estimulantes encontros com instituições, profissionais e públicos diversificados em três estados brasileiros – Ceará, Amazonas e Pernambuco – e sua reciprocidades com as respectivas paisagens culturais, que evidenciam características distintas no que se refere aos enfrentamentos econômicos e sociais. O livro está organizado em dois segmentos, que compreendem a qualificação da regionalidade do empreendedorismo pioneiro no país de acordo com diferentes estudos realizados sobre esta temática, e os textos que explicam aspectos das mudanças e adaptações museográficas que foram adotadas nos diferentes locais da exposição. 

Disponível no portal de vendas da Edusp


Os caminhos do processo de musealização

O livro Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil – Os caminhos do processo de musealização apresenta as rotas percorridas para a realização do Projeto Museológico que trata da preservação da memória dos empreendedores brasileiros que foram pioneiros e deixaram considerável herança no que tange ao desenvolvimento do país. Esse Projeto partiu das pesquisas coordenadas por Jacques Marcovitch que resulta dos marcos referenciais da história do Brasil e, em especial, aproximá-los da sociedade contemporânea.

Consulte disponibilidade pelo formulário de contato