Compartilhe

A exposição Pioneiros & Empreenderores: A Saga do desenvolvimento no Brasil, ocupou o Palácio dos Campos Elíseos. Projetado pelo arquiteto alemão Matheus Häusler teeve a construção finalizada em 1899 com o propósito de servir de residência para o político e cafeicultor paulista Elias Antônio Pacheco e Chaves.

O palácio que tem cerca de 4.000 metros quadrados. As mansardas que se projetam no teto remetem ao estilo de arquitetura dos castelos de inspiração em Versalhes, na França, tendo sido o Castelo de Écouan a referência direta para sua construção.

Em 1912, com a morte de Elias Chaves, seus descendentes transferiram a propriedade do edifício para o governo do estado de São Paulo, que passou a ocupa-lo, que passa então a ser conhecido como Palácio dos Campos Elíseos. Lá funcionou por 52 anos, entre 1915 e 1967, a sede do Governo Paulista, e Residência oficial dos governadores do estado.

Tombado desde 1977 pelo CONDEPHAAT , o palácio passou por um processo de restaurações. O projeto da foi concluído em 2014. Na ocasião da realização da exposição no local, o edifício abrigava a sede do Centro de Inovação do Sebrae-SP.

Como realizar a visita

Antes começar a visita, recomendamos um passeio pelas biografias dos Personagens, e uma leitura do documento que descreve o Projeto Expositivo.

Essa visita virtual, permite caminhar pelos corredores da exposição, interagir com os objetos e recursos de mídia, como áudio e video. Para uma melhor experiência, recomendamos um sitema de som, com fones de ouvido, de preferência. Algumas salas possuem recurso de audio-guia e videos, que traze informações para a visita.

Módulos da exposição

Sua visita, se inicia no ponto marcado com a figura, no saguão de entrada para a sala do Módulo M1. O Encontro com os pioneiros. Você pode se guiar pela planta da exposição, visitando cada uma das salas.

Para iniciar a visita pela exposição Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil no Palácio dos Campos Elíseos em São Paulo, clique no botão abaixo. A visita abrirá uma nova aba no seu navegador, e você pode retornar a essa página para referência.

Consulte também a página de acervo do projeto para mais conteúdos interessantes.