Os Personagens
Ao compor a lista dos personagens da trilogia e da exposição, o professor Jacques Marcovitch usou como critério de escolha não apenas o êxito econômico alcançado pelos empreendedores e a presença em cada um deles de características típicas do empreendedorismo como visão de futuro, sensibilidade estratégica e capacidade de inovação. Optou também por aqueles que apresentavam singularidades marcantes e, de certa forma, representativas de determinados tipos de empresário.
Os Prado representam a transição entre o Brasil do café e o Brasil moderno; Matarazzo, o pioneirismo da grande indústria; Street, a consciência social, Feffer, a aposta na tecnologia; Jafet, a revolução do varejo; Simonsen a preocupação com a macroeconomia.
Haverá quem estranhe a presença de Júlio Mesquita e de Ramos de Azevedo, já que o primeiro é conhecido, sobretudo, como jornalista, e o segundo, como arquiteto. Mas não é menos certo que os dois foram, igualmente, empresários de grande sucesso e valor. Eles representam um tipo de empresário especialmente interessante e muito pouco estudado: um deles promoveu inovações na imprensa; outro, na construção civil.
Nos resumos das trajetórias dos pioneiros estudados aqui publicados, os textos são todos da trilogia Pioneiros & Empreendedores: a saga do Desenvolvimento no Brasil, de autoria do professor Jacques Marcovitch.
A mostra lança um olhar transversal em relação à história do Brasil, com foco na reciprocidade constante entre trabalho e visão pioneira, nas escolhas e na multiplicidade de caminhos percorridos pelos empreendedores.