Leon Feffer é o nome do responsável por uma das raras inovações industriais capazes de alterar a fundo, em favor do Brasil, um grande setor da economia mundial. Juntamente com seu filho Max, foi pioneiro na fabricação de papel a partir do eucalipto, árvore perfeitamente aclimatada em vastas regiões do país.

Mais do que o otimismo puro e simples, o êxito dos empreendedores depende de sua capacidade de sentir tendências do mercado. No final da década de 1930, Leon Feffer acompanhava pelos jornais judeus de Nova York a rota de desastre que conduzia a Europa para a Segunda Guerra Mundial. Investiu na compra de máquinas para a fabricação de papel em 1939, saindo na frente de seus concorrentes quando chegou a hora de substituir importações. Os otimistas que acreditaram nos acordos de Munique se deram mal.
Além de construir um grupo empresarial poderoso, Leon distinguiu-se igualmente como líder comunitário, presente em inúmeras iniciativas sociais, incluindo as que, nascidas na comunidade judaica, transformaram-se em patrimônio nacional dos brasileiros. O Hospital Albert Einstein. em São Paulo, é um exemplo entre muitos. Foi também diplomata de rara habilidade, cônsul honorário de Israel em São Paulo, durante 25 anos.
Acervo de Imagens
-
Leon_Feffer_Fotografia -
Leon_Feffer_como_Consul_de_Israel_em_Sao_Paulo_em_1964 -
Leon_Feffer_Fotografia -
Leon_Feffer_-_Fotografia -
Fachada_de_fabrica_Suzano_-_Report -
Fabrica__Suzano -
Fabrica -
Rio_ao_lado_de_Fabrica -
Fabrica_B_Vista_Aerea -
Fabrica__B_1947_-_Construcao_em_Estagio_Avancado -
Leon_Feffer_Recebe_Premio_Melhores_e_Maiores_Exame_1989 -
Fabrica_B_Fachada -
Fabrica_A_1980 -
Fabrica_A_-_Decada_de_1970