Exemplo de empresário que abrangeu educação e negócios, o cearense Edson Queiroz, que, ao falecer em um acidente aéreo no dia 8 de junho de 1982, controlava 24 empresas. Empregava diretamente 10312 trabalhadores, entre os quais 470 professores e 485 funcionários da Unifor (Universidade de Fortaleza), instituição mantida pela fundação que leva seu nome. Em 1982, a Unifor contava com 11600 estudantes em seu campus e já formara milhares de profissionais de nível superior.
A influência de Queiroz alcançava um público maior ainda graças ao Sistema Verdes Mares de jornais, rádio e televisão. E, na base de tudo, a distribuição de GLP – o gás de cozinha – atividade da qual foi grande pioneiro no Nordeste. Os números continuaram a crescer após sua morte. No início do atual milênio, a organização Edson Queiroz controlava uma rede de mais de seis mil representantes exclusivos e 50 filiais de distribuição de gás, atingindo 40 milhões de brasileiros em 22 Estados.
Linha do Tempo
• Nasceu no Ceará, na cidade de Cascavel.
• A família mudou-se para Fortaleza em 1932. Seu pai abriu uma mercearia no centro da cidade, que se transformaria em armazém.
• Com dez anos de idade, Edson ajudava no armazém, realizando pequenos serviços de limpeza ou de entrega.
• No decorrer da sua vida, Edson de Queiroz se dedicou, com sucesso, a diferentes áreas do comércio, da indústria, das comunicações e da educação.
Os seus empreendimentos mais importantes foram:
- Loteria Estadual do Ceará;
- Loteria Estadual de Pernambuco;
- Abrigo Central, centro comercial em Fortaleza;
- Norte Gás Butano, em Fortaleza;
- Lojas de botijões de gás; Gás Propano, em Fortaleza;
- Edson Queiroz Navegações;
- Tecnomecânica Norte Ltda.
- Tecnorte;
- Estamparia e Esmaltação Nordeste S.A.
- Esmaltec (fábrica de fogões, geladeiras e freezers);
- Pará Gás Butano (Paragás), em Belém do Pará;
- Maranhão Gás Butano, em São Luis;
- Piauí Gás Butano, em Teresina;
- Alagoas Gás, em Maceió;
- Cascaju, em Cascavel (CE);
- Rádio Verdes Mares AM e FM, em Fortaleza;
- TV Verdes Mares;
- Diário do Nordeste;
- Fundação Edson Queiroz, em Fortaleza;
- Universidade de Fortaleza (Unifor);
- Indaiá Brasil Águas Minerais Ltda.;
- Minalba Alimentos e Bebidas S.A.;
- Mineração Dolomita Ltda. (Midol)
Em 2007, a Indaiá Brasil tornou-se a líder absoluta no mercado nacional de águas minerais e a Minalba assumiu o primeiro lugar em vendas nos dois maiores mercados do País – São Paulo e Rio de Janeiro.
O Grupo possui ainda a maior reserva de calcário dolomítico do Nordeste: por meio da Midol – Mineração Dolomita Ltda., produz tintas hidrossolúveis direcionadas aos mercados do Norte e Nordeste.
Ações
1945: Passa a revender automóveis no Rio de Janeiro. Cada Estado tinha, então, uma determinada cota de importação de veículos norte-americanos: Queiroz compra, por 48 contos cada um, automóveis excedentes no Ceará e os revende pelo dobro do preço no mercado carioca, onde a procura é bem maior.
1947: Com os lucros obtidos nos negócios de açúcar e automóveis, monta a Loteria Estadual do Ceará, em sociedade com o pai e os empresários Pedro Wilson Maciel Mendes e Jonas Carvalho da Silva.
1948: Monta a Loteria Estadual de Pernambuco.
1951: Inaugura a Norte Gás Butano. Decide entrar no novo negócio do gás de cozinha engarrafado: para tanto, vende para seu pai a sua parte na Genésio Queiroz & Cia., reúne o capital acumulado em negócios próprios e compra a Ceará Gás Butano.
1951: A empresa Edson Queiroz & Cia. abre uma loja de fogões a gás na praça do Ferreira, no centro de Fortaleza. Além de sair pelas ruas distribuindo folhetos de propaganda, instala os fogões e supervisiona pessoalmente a regularidade da entrega de gás. Neste ano, alcança 289 clientes e comercializa 2,9 toneladas de gás por mês. Sua maior dificuldade é de obter uma fonte segura para o abastecimento ininterrupto do gás a ser repassado aos seus clientes.
1953: Início do funcionamento da primeira refinaria brasileira, em Mataripe, no Recôncavo Baiano. Apesar de a empresa Heliogás, de Milão, ter vencido a concorrência para a obtenção da produção da refinaria, Queiroz consegue no Conselho Nacional de Petróleo a garantia de abastecimento. Para baratear o transporte dos botijões de gás entre a refinaria de Mataripe e o porto de Mucuripe, em Fortaleza, organiza a Edson Queiroz Navegações, com cinco barcaças.
A Edson Queiroz & Cia. transforma-se em sociedade anônima, sob a denominação Norte Gás Butano S.A. A inauguração de sua filial mais antiga data de abril de 1955, em Belém do Pará, sob a denominação Pará Gás Butano, mais tarde renomeada simplesmente Pará Gás.
1955: Inauguração da Pará Gás Butano, mais tarde denominada Paragás, em Belém do Pará: é a primeira filial da Norte Gás Butano no serviço de distribuição de gás.
Década de 1960: Surge em São Luis do Maranhão a Gás Butano.
1962: Entra no mundo da mídia ao adquirir a Rádio Verdes Mares AM, estabelecida em Fortaleza, Ceará. Desde o início, procura dar ênfase ao setor de jornalismo.
Outubro de 1963: Inauguração da Tecnomecânica Norte Ltda. – Tecnorte, em sociedade com a empresa paulista Mangels, possuidora do know-how da fabricação de botijões de gás.
1963: Inauguração da Estamparia e Esmaltação Nordeste S.A. – Esmaltec, em sociedade com a Semer, de São Paulo, para fabricação de fogões.
1964: A empresa Mangels abandona a parceria com a Tecnorte, deixando o controle total com Edson Queiroz.
1965: A Tecnorte amplia sua produção mensal de 20 mil botijões para 60 mil e começa a fabricação de tambores para derivados de petróleo, silos para cereais, caçambas basculantes e estruturas metálicas.
1966: A empresa Semer deixa a sociedade com a Tecnorte e Edson assume o controle total.
1969: Inauguração da Cascaju, empresa de beneficiamento de castanha-de-caju sediada na cidade de Cascavel, no Ceará. Após seis anos de funcionamento, a Cascaju já emprega 1.100 mulheres na época da safra de caju. A Esmaltec começou sua produção com uma linha de fogões populares, com marcas famosas como Jangada, Alvorada, Colúmbia e Ipanema. Na década de 1970, surgiram modelos mais sofisticados, como os da linha Tropicana Quartz. Em 1981, produzia pias esmaltadas e preparava o lançamento de geladeiras e freezers.
1970: Funda a TV Verdes Mares e, seguindo a linha traçada para a Rádio, também dá destaque ao jornalismo.
26 de março de 1971: Nascimento da Fundação Edson Queiroz, entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com o objetivo de investir em educação; anuncia-se a criação de uma universidade inteiramente nova.
14 de setembro de 1971: Lançamento da pedra fundamental da Universidade de Fortaleza – Unifor.
1972: A TV Verdes Mares torna-se afiliada do Sistema Globo de Televisão.
1973: A Heliobrás não obtém êxito no Nordeste e vende a Queiroz todo o seu ativo, incluindo instalações, equipamentos e lista de clientes. A primeira iniciativa de Edson Queiroz é comprar a Gás Propano, empresa que começava a lhe fazer concorrência em Fortaleza. Compra também a Alagoas Gás e a empresa italiana concorrente, Brasilgás, com seus quatro terminais oceânicos em Maceió. Edson Queiroz alcança a posição de terceiro distribuidor de gás do País.
4 de janeiro de 1973: Decreto Federal autoriza o funcionamento da Universidade de Fortaleza – Unifor.
Fevereiro de 1973: Primeiro vestibular da Unifor, com o oferecimento de 1.270 vagas distribuídas entre 17 cursos.
1975: Inaugura a Rádio Verdes Mares FM, em Fortaleza.
1975: A produção anual da Tecnorte atinge 327.916 botijões.
1979: Adquire a Indaiá Águas Minerais Ltda., entrando no comércio de água mineral. Em poucos meses, alcança o primeiro lugar no Ceará e inicia expansão para as regiões Norte, Nordeste e Sul.
1981: Lança o Diário do Nordeste, a produção anual de fogões da Esmaltec alcança 450.221 unidades; é preparado o lançamento de geladeiras e freezers.
1982: A Cascaju processa anualmente 6 milhões de quilos de castanha e emprega 1.200 pessoas diretamente.
1982: A Unifor alcança o número de 11.600 alunos nos seus 18 cursos.
1985: Adquire a Minalba Alimentos e Bebidas S.A. Graças a essa aquisição, incluindo a concessão da exploração da lavra em Campos do Jordão e das máquinas, equipamentos e instalações industriais, o Grupo Edson Queiroz passa a controlar quase metade do negócio de distribuição de água no Brasil.
2002: É construído o maior e mais moderno parque fabril da América Latina para a produção de botijões, fogões e equipamentos de refrigeração, no Distrito Industrial de Maracanaú, no Ceará.
2005: A Esmaltec ocupa a primeira posição nacional em vendas no segmento de bebedouros e é líder no Norte/Nordeste no segmento de fogões populares. Os produtos comercializados internacionalmente — América Latina, Caribe, Estados Unidos, Europa e Oriente Médio — representam 15% do faturamento.
2006: O Diário do Nordeste é o único jornal com circulação em todos os municípios do Ceará e tem a preferência de 72% dos leitores que compram um só jornal. A TV Verdes Mares permanece como líder absoluta no Estado.
2007: A Indaiá Brasil Águas Minerais Ltda. é líder absoluta no mercado nacional de águas minerais e a Minalba assume a liderança de vendas nos maiores mercados do País: São Paulo e Rio de Janeiro. O Grupo possui ainda a maior reserva de calcário dolomítico do Nordeste. Através da Midol – Mineração Dolomita Ltda., produz tintas hidrossolúveis para aos mercados do Norte e Nordeste.