A riqueza como meio, não como finalidade
A mostra corrige uma visão simplista, segundo a qual empreendedores são pessoas capazes de ganhar dinheiro, que veem a empresa como um fim em si. Na verdade, como disse Max Weber, o impulso para o ganho, a ganância ilimitada não se identifica, nem de longe, com o capitalismo, e menos ainda com seu espírito. Depois das obras de Weber, Jean Bapiste Say, Werner Sombart e, sobretudo, Joseph Alois Schumpeter, não há como negar o papel fundamental desempenhado pelos empreendedores na inovação e na aceitação de riscos.
As Startups do Séc. XIX
Atualmente, fala-se muito em inovações disruptivas e unicórnios, mas a história dos empreendedores focalizados pela Exposição Pioneiros revela que no Brasil dos séculos XIX e XX também houve muitos empreendedores ousados e bem sucedidos, que não só introduziram inovações como enfrentaram grandes desafios em todos os setores de atividade, além de terem criado negócios muito lucrativos.
Eles construíram a sociedade em que vivemos
Sem exagero, pode-se dizer que os empreendedores pesquisados mudaram a história e contribuíram para o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do Brasil. Embora atuassem na economia, muitos se interessaram pela educação em todos os níveis, pela criação de universidades e escolas profissionais, assim como por iniciativas nas áreas de cultura, saúde e filantropia.
Histórias de vida inspiradoras
A trajetória e a resiliência dos empreendedores estudados certamente podem inspirar jovens que desejam atuar na área empresarial, contribuir para o desenvolvimento de vocações, bem como servir de exemplo para todos os que já são empresários ou pretendem investir em negócios próprios. Os tempos podem ser outros, os desafios diferentes, mas as qualidades reveladas pelos pioneiros ainda podem ajudar, e muito, os empreendedores pioneiros do futuro.
Bons conselhos para tempos difíceis
A Exposição Pioneiros & Empreendedores confirma que o enfrentamento de adversidades forja o empreendedorismo. Competência visionária, sensibilidade estratégica, atitude positiva diante dos desafios, clareza de pensamento, boa capacidade de comunicação, valorização das experiências vividas, multiplicidade de engajamentos e laços familiares fortes – eis alguns traços comuns encontrados nesses pioneiros e empreendedores.