Compartilhe

Os casos e dificuldades da família Prado, de Nami Jafet, Francisco Matarazzo, Ramos de Azevedo, Jorge Street, Roberto Simonsen, Julio Mesquita e Leon Feffer, presentes no livro, abarcam a história da transformação econômica recente do país.

Do crescimento populacional e agrário ao início da industrialização, casos ricos em detalhes são apresentados e analisados pelo viés do pioneirismo. Uma abordagem que realça como foram enfrentadas adversidades e imponderáveis. Complexos empresariais respeitáveis foram erguidos em uma época onde não havia experiência acumulada ou regras que pudessem servir de guia para decisões. Mas as escolhas certas, e outras nem tanto, indicam os caminhos trilhados pelos personagens que povoaram o imaginário e a vida econômica do país nos dois últimos séculos, da Primeira República ao golpe militar de 1964.

No caminho dos pioneiros estavam, literalmente, ruas de terra, epidemias, pragas, bondes puxados a burro, navios a vela. As trilhas tortuosas que enfrentaram foram vencidas pelo ímpeto empreendedor que puseram à prova. O espírito do empreendedorismo fala melhor quando encara necessidades, mas cada geração precisa buscar novas soluções para enfrentar suas próprias dificuldades e realizar seus sonhos. E é no caldo de incertezas que se afirmam a capacidade inovadora do pioneiro e o pensamento criativo do empreendedor.

Hoje, apesar dos obstáculos naturais em todos os projetos, os tempos modernos mantiveram muitas exigências. As rupturas tecnológicas impõem uma agenda impensável há poucas décadas. Essas rupturas estão criando uma nova civilização, que experimenta situações cada vez mais complexas. Terrorismo, genômica, narcotráfico, fundamentalismo, internet, economia clandestina; essas são novas turbulências com as quais os empreendedores de hoje têm que lidar.

“Pioneiros e Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil” busca, com sutileza e perspicácia, erguer uma ponte entre os pioneiros que levaram o Brasil ao topo da lista dos países empreendedores e os novos e futuros empresários brasileiros. “Porque o que aconteceu é tão importante quanto o que está acontecendo e o que vai acontecer”. Porque é preciso pensar o futuro ousadamente.   

Resenhas

A historiografia econômica e empresarial brasileira
Resenha de José Matias Pereira

Brasil, país de pioneiros e empreendedores… esses desconhecidos!
Entrevista publicada na Revista Inovação Unicamp

A História do desenvolvimento
Resenha de José Sebastião Witter

Os Personagens

Primeiro Volume

Volume 2